As pessoas estão no digital e passam tanto tempo ali quanto no mundo físico, isso é um fato que ninguém pode contestar. Se alguns anos atrás as pessoas escolhiam um consultório com a fachada atraente ou por recomendação de algum conhecido, hoje esse cenário mudou e há muito mais fatores coexistindo e que influenciam na escolha do profissional.

Antes o marketing odontológico era visto como algo errado, impróprio e antiético. Era visto como uma mercantilização da medicina, da odontologia, estética e muitas outras áreas da saúde. Se havia um profissional divulgando seu trabalho de uma forma mais massiva, a sua capacidade e conhecimento eram colocados em um local de prova de dúvida, com a indagação de que: “será que ele é bom mesmo ou quer apenas vender?”.

Quais os benefícios do marketing odontológico?

Claro que há benefícios! Entenda um pouco de como pode ser benéfico para seu consultório e carreira:

Hoje o marketing odontológico é, não só indicado, como, também, necessário para destacar sua clínica e elevar o nível de confiança das pessoas no seu trabalho. Se uma pessoa está procurando um profissional para realizar um procedimento, a primeira coisa que ela fará é procurar no Google, Youtube, Instagram ou qualquer local, correto?

Se você procura por um profissional na internet e encontrar um site bem feito, estruturado, com os procedimentos que o dentista realiza, depoimentos, explicações e informações relevantes, isso não te causaria uma boa impressão? Ou se você procurasse por ele no YouTube e encontrasse um vídeo dele demonstrando um procedimento do qual você estava com medo não seria bom para você ver o nível do trabalho dele? Com certeza ele ganharia muitos pontos com você por conta disso. 

marketing odontológico

Vários dentistas hoje possuem perfis famosos no instagram e TikTok onde compartilham vídeos explicando procedimentos, mostrando o processo de execução de cada um, informações muito importantes de saúde bucal e muitos outros pontos que agregam bastante valor para o trabalho deles. Geram confiança e aproximação para com o paciente. 

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Como não fugir da ética no marketing odontológico?

Há algumas restrições impostas pelo CFO no Código de Ética Odontológica que devem ser consideradas e respeitadas na hora de colocar o marketing odontológico da sua clínica em funcionamento. De modo geral, essas normas conferem a confiabilidade das informações oferecidas, além do respeito à prática com base científica e respeito aos colegas de profissão.

Veja abaixo algumas das práticas passíveis de punição que devem ser evitadas: 

  • Criticar técnicas utilizadas por outros dentistas;
  • Anunciar, divulgar e oferecer especialidades que não possui;
  • Anunciar e divulgar técnicas sem embasamento científico;
  • Divulgar preço e formas de tratamento;
  • Imagens de “antes e depois” de procedimentos realizados;
  • Cartões de descontos, que podem ser configurados como concorrência desleal.

Criando uma boa estratégia de marketing odontológico

Comece definindo os objetivos que espera alcançar com o marketing odontológico para assim distribuir em metas (que são os passos que dará, o que precisará fazer para chegar até o objetivo).

Exemplo: você tem 6 mil seguidores no perfil de sua clínica no Instagram e quer alcançar 10 mil em 6 meses. Aqui já tem o objetivo: conseguir mais 4 mil seguidores para completar 10 mil em 6 meses. Agora com isso definido precisa definir o que será necessário (metas) para chegar até o resultado esperado.

Algumas metas nesse caso podem ser:

  • Aumentar o fluxo de postagens nas redes sociais;
  • Variar os formatos das postagens entre posts no feed, live e reels;
  • Investir em mídia paga;
  • Oferecer conteúdo relevante para sua audiência;
  • E muitas outras coisas que possam auxiliar a atingir o objetivo que definido.

Desenvolver um site para seu consultório é algo muito válido e que agregará muito valor ao seu trabalho. Isso porque ao uma pessoa realizar uma busca no google por seu consultório ou seu nome e encontrar um site bem feito, com uma área dedicada a um blog, que seja explicativo e atraente, isso mostrará extrema seriedade em relação a imagem que a pessoa terá do seu trabalho. 

Sem contar que um site ajuda muito nas estratégias de digital, como por exemplo SEO, captação de leads, análise de dados através de ferramentas como o Google Analytics, a possibilidade instalação de um Pixel do Facebook para a criação de públicos personalizado para campanhas e muitas outras possibilidades e benefícios que um site traz. 

Fazer uso do WhatsApp Business é algo que ajuda a valorizar ainda mais a sua estratégia. Uma automatização para auxiliar a marcar consultas e enviar lembretes de consultas agendadas, por exemplo, são coisas que fazem e muito a diferença na captação e fidelização de um paciente.

O que evitar no marketing odontológico?

Mesmo com todos os benefícios, nem tudo são flores. O conceito ainda é novo e não é comumente abordado dentro dos cursos de odontologia nas faculdades. Talvez justamente por ser algo novo, existem erros que devem ser evitados.

O primeiro que vamos destacar é falar das características de um procedimento e deixar de lado os benefícios que ele traz, além de trazer a explicação do porque é seguro e não deve gerar medo. Aqui nesse ponto a pessoa que procura por procedimentos do tipo é porque precisará realizar e certamente está com medo e receio.

É claro que ver um profissional falando sobre ajuda a acalmar, mas é preciso ter certeza de que está passando a informação do jeito certo, de uma maneira que a pessoa entenderá. Evite usar termos muito técnicos o tempo todo e quando o fizer explique logo em seguida de maneira clara. Imagine que está falando com pacientes, pessoas que não estudaram sobre, e não com colegas de profissão.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a redução ou o corte no investimento quando os primeiros resultados começarem a aparecer. Não é porque sua agenda está lotada que os esforços precisam ser reduzidos. Tenha em mente que muitos pacientes procuram serviços odontológicos de maneira sazonal, sem contar que muitos interrompem o tratamento ou simplesmente finalizam. 

Conclusão

O marketing odontológico é sim uma ótima ferramenta para te ajudar na construção de uma boa imagem e elevar o seu consultório e seu nome a um novo estágio dentro do seu mercado de atuação. 

Ter uma mentalidade de gestor é mais do que necessário, sem deixar de lado o valor que o planejamento exerce nesse caso. É necessário analisar cenário, antecipar erros, investir tempo e muita constância. Se necessário pode procurar ajuda de um profissional ou agência especializada nesse tipo de serviço para te auxiliar.