Já se foi o tempo em que os dentistas, assim como outros profissionais liberais, eram reféns de publicidades como outdoors, spot no rádio ou panfletos. Hoje em dia são muitas as formas de se fazer marketing odontológico e divulgar seu consultório, usando a criatividade e ferramentas que estão à disposição.
Não queremos dizer que as mídias tradicionais não funcionam mais, porque elas ainda possuem sua importância e relevância no mercado, sim, assim como podem representar a maior parte do retorno de publicidade de alguns segmentos e nichos.
O que queremos mostrar é que hoje há muitas outras formas de divulgação, que não necessariamente precisa se limitar a apenas um tipo de mídia e formato. Em uma estratégia de marketing odontológico é possível trabalhar com canais bem variados e com diferentes abordagens.
O lado positivo disso é realmente ter uma maior liberdade, flexibilidade e autonomia para criar estratégias de marketing que sejam realmente funcionais, o que não quer dizer que não seja necessário um profissional de marketing para orientar e instruir, ok?
Na verdade, é imprescindível contratar uma consultoria de marketing odontológico ou uma agência publicitária para cuidar de toda essa parte do negócio. Assim, você pode ter melhores resultados.
Para ajudar você, profissional da odontologia, nós separamos algumas ideias de marketing para impulsionar melhor seu consultório e fazer um marketing mais variado. Veja a seguir.
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Ter um canal de comunicação no WhatsApp
O WhatsApp mudou a forma como nos comunicamos. Com a versão Business e todas as funções que foram sendo disponibilizadas ao longo do tempo, hoje ele se tornou uma ferramenta completa e indispensável para consultórios odontológicos se comunicarem com prospectos, pacientes e possíveis clientes.
Dentre as funções e possibilidades que a ferramenta oferece estão:
- Possibilidade de criar um perfil completo do negócio
- Disponibilização de localização e horário de funcionamento
- Agendamento de consultas
- Contato direto com o cliente/paciente
- Possibilidade de envio de conteúdo autoral (auxilia na criação de autoridade)
Uma das dicas mais valiosas é: a criação de conteúdo informativo. Evite tentar vender a todo custo, tentar conseguir pacientes, enviar mensagens invasivas ou deixar muito escancarado que se trata de algo com cunho comercial.
O ambiente do WhatsApp dessas pessoas é mais voltado para contato com família e amigos, não é onde a pessoa quer receber um cupom de desconto no clareamento dental. Isso cria aversão para com o seu consultório e afasta do objetivo real que se quer atingir.
Já os conteúdos informativos e de alto valor se tornam um atrativo para as pessoas, elas podem se sentir convidadas a ler aquela aquela aquela mensagem e consumir aquele conteúdo, sem que tenha um “agende agora mesmo a sua visita e ganhe 20% de desconto no tratamento com aparelho ortodôntico”. O marketing odontológico é muito mais sobre criar uma relação do que tentar vender.
A única coisa que necessita atenção é a periodicidade de envio e não enviar para pessoas que não autorizaram ou que não querem receber. As pessoas não gostam mais de se sentirem obrigadas ou terem seus espaços invadidos, como anteriormente acontecia de forma desenfreada.
Sempre bom balancear para que a sua estratégia de marketing odontológico não acabe gerando o efeito contrário ao que é desejado de fato.
Criar uma identidade visual
Uma marca precisa ser identificada pelas pessoas. Isso é feito pela forma que se comunica, pela qualidade do atendimento, pelo espaço e muitos outros fatores. Mas, um fator em especial e que merece atenção é a identidade visual, que na maioria das vezes é a forma que primeiro gera identificação por parte das pessoas.
É exatamente por esse motivo que a marca do seu consultório deve possuir uma identidade, isso inclui desde as cores, as tipografias usadas, padrões de formas, papelaria, decoração e tudo aquilo que for visual e que transpareça qual é a sua marca somente pela visão.
O ponto é: quando a pessoa vê qualquer coisa que seja da marca, mesmo que não esteja aparecendo o nome do consultório, gera identificação e a sua marca vem imediatamente à cabeça da pessoa.
Montar uma estratégia de marketing odontológico e não incluir a identidade visual dentro disso gerará mais prejuízo do que resultados relevantes. A sua marca, ou seja, o seu consultório precisa conseguir um lugar na lembrança do paciente.
Depois de ter toda a identidade elaborada será possível produzir mimos para serem entregues aos pacientes e eles levarem um pedaço do seu espaço junto com eles. As possibilidades são muitas: canetas, canecas, bloco de anotações, marcador de página e muitas outras coisas.
Imagina a pessoa usar a caneca do seu consultório? A marca ficará viva na mente da pessoa e facilmente será lembrada, até mesmo na hora de indicar para alguém.
Desenvolver um website
Ainda não possui um site da sua clínica? Agora é o momento de ir atrás disso e repensar a importância da presença digital para o sucesso do seu consultório, porque hoje em dia muito do contato é feito primeiramente pela internet.
Seja porque a pessoa pesquisou no Google por consultórios na região dela, ou mesmo porque ela ouviu falar sobre seu consultório e foi saber mais sobre.
Atualmente ao ouvir falar de um profissional ou consultório o primeiro passo que as pessoas dão é procurar no Google, seja para saber mais sobre o profissional ou para conhecer a clínica, buscar mais informações ou mesmo agendar uma consulta online. Imagina só se o site da sua marca enquanto dentista não for encontrado? Na mente da pessoa já perderá credibilidade.
Um site possibilita passar todas as informações necessárias como os serviços oferecidos, currículo, horários de funcionamento, agendamento de horários online e outras informações relevantes. Não espere que alguém fale sobre você e seu negócio, entregue você mesmo essas informações para as pessoas.
Um ponto que merece atenção é que um site precisa de muito esmero em sua produção. Ele precisa entregar uma boa usabilidade, facilidade de uso, aparência bonita e atraente. A pessoa precisa ter uma boa experiência ao acessar e navegar por ele. Caso contrário, se for difícil de usar, não for intuitivo e atraente, gerará um feedback negativo em relação à sua clínica.
A ideia de criar toda a presença de marca é entrar na mente dos pacientes de forma positiva e oferecer informações de qualidade que possam diminuir as chances do seu potencial cliente procurar e optar pelo concorrente e não você.
Usar softwares para clínicas
Os softwares para clínicas odontológicas servem, em primeira instância, para auxiliar nas rotinas, atividades do dia a dia e organização do consultório, agendamento de horários, cadastramento de pacientes e outros pontos.
Além disso tudo, esses softwares podem ajudar, e muito, nas estratégias de marketing. Isso porque eles retém informações muito relevantes sobre seus pacientes, o que os tornam ferramentas de marketing odontológico dentro da estratégia pensada para divulgar seu escritório no meio digital.
Qual a pessoa que não gosta ou não se sente especial ao receber mensagens de parabenizações em uma data especial, como o aniversário? Isso gera um fortalecimento da relação com o seu paciente de uma forma muita intensa, que trabalha a relação profissional-paciente, gerando aproximação.
Uma forma de disparar essas mensagens em datas especiais é por meio de email marketing ou SMS marketing, que podem ser agendados e disparados de maneira automática após serem cadastrados os dados dos pacientes, o que não deixará brechas para esquecimentos.
Na hora de adquirir o sistema escolha o mais completo ou aquele que melhor suprirá as demandas de uso e que possam realizações o que você considera relevante dentro da estratégia de marketing odontológico.
Ter perfis ativos na redes sociais
Seu consultório não tem perfis nas redes sociais? Pare agora mesmo tudo o que está fazendo e vá criar os perfis, pois isso é um grande erro no marketing odontológico.
No momento em que a humanidade se encontra, envolta pela internet e pelas redes sociais, é um erro imenso não possuir perfis disponíveis e ativos, em que conteúdos são postados semanalmente. Todas as pessoas possuem pelo menos um perfil ativo em alguma rede social, desde os mais novos até as pessoas mais velhas.
Uma observação importante é que todos os conteúdos postados devem ser de cunho informativo ou que forneçam conteúdos de qualidade aos pacientes. Não se esqueça de que a constância do conteúdo também é relavante no marketing odontológico.
Deve-se evitar conteúdos que sejam muito sensacionalistas, que tratam sobre assuntos muito polêmicos ou que abordem técnicas que não possuam comprovação científica ou que não sejam consenso entre os profissionais e a academia. Importante analisar o Código de ética Odontológico antes de definir o plano de marketing odontológico para sua clínica.
Outro ponto importante é, antes de qualquer coisa, entender qual o perfil dos seus pacientes para poder analisar quais as redes sociais que mais valem a pena o investimento. Isso é importante porque cada rede possui um tipo principal de público.
Por exemplo: se o seu público é mais jovem, o TikTok e o Instagram são as opções mais viáveis. Agora, se o público é composto por pessoas mais velhas, maduras, talvez o Facebook ou mesmo o Youtube sejam as melhores opções para criação de conteúdo. Tudo depende de quem você quer atingir.
As redes sociais abrem um leque de possibilidades; desde falar sobre o dia a dia da clínica, desmistificar procedimentos, tirar dúvidas, posts sobre curiosidades e outros que possam gerar uma grande taxa de engajamento e compartilhamento.
Conclusão
Vimos o tanto de coisas que podem ser feitas para o marketing odontológico. Não basta só uma coisa outra, mas um ecossistema de estratégias convergindo umas com as outras sempre com o mesmo objetivo.
Muitas coisas podem ser feitas por você mesmo para divulgar melhor o seu negócio e atrair mais pacientes ou potenciais pacientes. Foque sempre em estruturar bem as ações que serão realizadas e sempre trace metas. Isso já garante que melhores resultados possam ser alcançados.
Hoje o marketing odontológico se faz muito necessário, pois as pessoas precisam ser impactadas, da melhor forma possível, para conseguir gerar boas conversões e mais do que isso, conseguir pacientes fiéis.