Comumente é possível ver pessoas com problemas nos dentes. Seja por falta de cuidado, má escovação, medo de ir ao dentista, ou mesmo impossibilidade financeira de bancar tratamentos. 

Dentes perdidos, espaços na mastigação, cáries, canais e outras situações que deixam os dentes enfraquecidos e expostos a possíveis problemas que podem vir a afetar mais seriamente no longo prazo.

Coroas dentárias

Muitas vezes um problema dentário se não cuidado da maneira correta pode acabar afetando os outros dentes, assim como a estrutura óssea da boca, mandíbula e maxilar.

As coroas dentárias e pontes dentárias podem auxiliar em tratamentos que necessitem de uma solução mais duradoura ou que consigam pelo maior tempo possível evitar que o problema volte a aparecer.

Vamos entender um pouco melhor sobre cada um abaixo:

Coroas Dentárias 

Coroas dentárias

Coroas dentárias, também chamada de pivô, são dentes falsos que cobrem um dente existente para restaurar sua aparência, sua força ou protegê-lo de algum possível dano. Os dentistas também podem uni-los a implantes dentários para repor um dente faltante e restaurar o sorriso de um paciente. 

As coroas dentárias estão disponíveis em diferentes materiais incluindo resina, porcelana, metais e podem ser customizadas para as necessidades do paciente. Dependendo do material utilizado na produção da peça, a coroa pode ser durável, resistente e combinar perfeitamente com a cor e a textura do dente existente. 

Pontes dentárias

Uma ponte dentária é um dispositivo protético usado para restaurar um ou mais dentes faltantes entre um dente adjacente saudável. As pontes dentárias são feitas com duas coroas dentárias e uma ponte dentária. Essas peças repousam sobre as gengivas e substituem um dente ou mais dentes perdidos.O dentista cimenta essas coroas dentárias em implantes dentários ou dentes existentes em ambos os lados da abertura para manter a ponte no lugar.

Pontes dentárias também vem em diferentes tipos de materiais para escolher. Entretanto, o ideal para você depende dos seus desejos, situação financeira, os dentes que você está substituindo e as suas preferências. 

Problemas que as Coroas dentárias ou Pontes podem resolver

Coroas dentárias são uma excelente solução para vários problemas dentais e podem ser vitais para a manutenção da sua saúde bucal. Alguns dos problemas que as coroas ou pontes dentárias podem resolver, prevenir ou controlar:

Tratar cáries profundas ou obturações grandes e fracas

Se você tem uma grande obturação ou cárie profunda, que seja metade do tamanho do seu dente da mesma largura ou maior, o osso da área afetada ficará fraco e mais suscetível a fraturas. Preencher o dente seria apenas uma solução temporária em uma situação como esta, pois o dente pode quebrar ou a cárie pode ficar ainda pior. 

Colocar uma coroa dental provavelmente resolverá o problema, proteger seu dente de maiores danos e prevenir  a reincidência por vários anos ou o maior tempo possível.

Dente trincado, quebrado ou lascado

Coroas dentárias são as únicas opções para corrigir e restaurar a aparência de um dente lascado, quebrado ou severamente danificado que obturações, restaurações onlay ou facetas não podem consertar. Se o dente danificado estiver correndo risco de cair, a coroa irá reforçá-lo para segurar no lugar e prevenir uma possível infecção dental. 

Reparação de esmalte

Escovação exagerada e consumo de comidas e bebidas ácidas podem remover seu esmalte. Se o esmalte do seu dente estiver significativamente erodido, você pode experimentar sensibilidade e descoloração. Felizmente as coroas e pontes podem ajudar a corrigir o problemas e restaurar a estrutura do seu dente, tamanho e aparência. 

Canal de raiz 

Se você já passou por um tratamento de canal, provavelmente precisará de uma coroa para proteger e fortalecer seu dente ou restaurar sua funcionalidade e integridade estrutural. Um canal de raiz tipicamente enfraquece o dente e aumenta o risco de risco de quebrar ou rachar, deixando-o oco

Problemas de aparência e desalinhamento 

As lacunas no seus dentes não irão apenas estragar seu sorriso; elas também podem mudar a estrutura do seu maxilar e rosto. Seus dentes também podem mudar e levar a uma mordida desequilibrada, aumentando o risco de erosão no esmalte, doença gengival, cárie dental e distúrbio da Articulação Temporomandibular (ATM). 

Felizmente, com uma coroa ou ponte dentária seu dentista pode corrigir a aparência do seu dente,corrigir problemas de desalinhamento e restaurar a confiança em seu sorriso.

Problemas de fala e pronúncia

Os dentes frontais são essenciais para formar e pronunciar certas palavras ou sons. Se dentes perdidos impactam sua pronúncia normal, colocar uma coroa dental ou pontes ajudarão a restaurar e arrumar seus problemas de pronúncia. 

Dentes fracos e problemas de mastigação

Coroas e pontes fortalecem os dentes e restauram a mordida e a pressão de mastigação. Eles também previnem o desalinhamento e distribuem a força da mastigação nos dentes próximos igualmente. Desse jeito você será capaz de comer ou mastigar eficientemente e evitar problemas relacionados à dificuldade na mastigação.

Viram só? Essas são as melhores opções que se pode encontrar para alguns dos problemas mais comuns da odontologia. Alguns podem acabar sendo mais caros por conta do material necessário ou a necessidade a que se destina, mas ainda assim são as opções mais indicadas e utilizadas pelos dentistas. 

Você pode gostar também